Semana 4

Atenção alterados nossas leituras.

Assista o vídeo sobre Dado, informação e conhecimento, https://youtu.be/lC52aRxI-_s Videoaula do Seminário Dado, informação e conhecimento, ministrada pelo Prof. Guilherme Ataíde Dias e apresentação do Prof. Washington Medeiros

Rafael Capurro https://youtu.be/DlH3wegjMBU -
leia
CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, P. 148-207, jan./abr. 2007. ISSN 19815344. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54/47 >. Acesso em: 02 abr. 2018.

Como definir um termo?
Oxford https://en.oxforddictionaries.com/

Merriam Webster https://www.merriam-webster.com/

Dicionário Online de Português https://www.dicio.com.br/informacao/

TCI – Tesauro de Ciência da Informação http://www.inf.pucminas.br/ci/tci/index.php?option=com_termos&modo=1&Itemid=6 e para as keywords o
Thesauro da UNESCO ou o
Tesauro do ERIC (Education Resources Information Center)

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde http://decs.bvs.br/P/decsweb2017.htm

Leia a síntese das leituras sobre Carlos Alberto Ávila Araújo.
Com base no texto resolva o caça-palavras use as palavras em destaque:

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300013&lng=pt&tlng=pt > . Acesso em: 13 set. 2016.

Formação profissional na área de informação

Texto 9: GUINCHAT e MENOU. A formação profissional. p. 493- Estudar as figuras p. 497 e p. 500 comparar com situação da CBO-MTE.

Debater o questionário de verificação p. 501

Texto 10. Blattmann e Fragoso. Emoção em tecnologia da informação e comunicação. p. 55-65.


Exercícios:
Explore o Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (RIDI) http://ridi.ibict.br é a base de dados utilizada para o registro e a disseminação da produção do
conhecimento científico realizada no âmbito do IBICT.

O principal objetivo do RIDI é armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção intelectual do IBICT, proporcionando uma maior visibilidade e maximizando os impactos da pesquisa como parte do movimento pelo Acesso Aberto à informação. IBICT. Guia de depósito de obras no RIDI – Repositório Institucional Digital do IBICT, p. 4 http://ridi.ibict.br/Manual_Guia%20de%20depósito%20de%20obras%20RIDI%20atualizado_2016.pdf

Orientações para a produção do vídeo e apresentação em seminário

Trabalho em equipes. Os alunos produzirão um vídeo de, no máximo, 2 min. com o seguinte tema: "O que é Ciência da Informação?".

Sugestões:
- O vídeo pode apresentar entrevistas com colegas, profs, outros alunos, familiares, empresários. Pode concluir, com base nas entrevistas e em referência bibliográfica, qual a imagem da CI na sociedade.
- Os alunos podem utilizar referências bibliográficas e simular um debate entre eles mostrando diferentes pontos de vista da CI.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License